Mikhail Shumov (violoncelo) e Joana Vieira Shumova (piano) criaram o Caminus Duo em 2009, mostrando-se desde cedo com um duo promissor, tendo realizado concertos no Reino Unido, Portugal, Rússia e Itália e participado também em masterclasses, nomeadamente com Natália Gutman.
Mikhail Shumov nasceu em Moscovo, onde estudou com Zoia Kuimova e Igor Gavrysh na Escola Estatal de Música de Gnesin e no Conservatório Estatal de Música de Moscovo “P. Tchaikovsky”, respetivamente. Obteve também o ‘Postgraduate Diploma’ com Distinção pelo Royal College of Music em 2010, onde estudou com Aleksander Boyarsky. Participou em diversos concursos a solo e a música de câmara, tendo sido premiado por várias ocasiões. Tem atuado em várias salas de concerto na Rússia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Japão, Alemanha, Áustria, Itália, França, Portugal, Espanha, Egipto, Tunísia e Canadá. Teve também oportunidade de trabalhar com músicos de renome tais como Natalia Gutman e Stefan Popov e maestros como T. Rimes (Washington National Opera), L. Arner (Metropolitan Opera), P. Mazzagatti (New-York Dicapo Opera), Lawrence Foster e Joana Carneiro (Orquestra Calouste Gulbenkian). Atualmente é chefe de naipe da Orquestra do Algarve e professor no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.
Joana Vieira Shumova iniciou os seus estudos musicais no Conservatório “Maria Campina” na classe da professora Oxana Anikeeva. Em 2005 foi admitida na ESML, onde estudou com a professora Tânia Achot. Ainda sob sua orientação, concluiu a licenciatura no Instituto Piaget de Almada (2008). Entre 2008-2012 estudou no Royal College of Music em Londres (com uma bolsa de aperfeiçoamento artístico atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian), sob orientação do professor Ashley Wass, tendo obtido o grau de mestrado em performance com distinção (2010), Artist Diploma (2011) e ainda o mestrado em ciências da performance com distinção (2012). Premiada em concursos nacionais e internacionais, Joana tem atuado em Portugal, Reino Unido, Rússia, Espanha, Itália, Bélgica e República Checa. Trabalhou com músicos de renome tais como Tamas Vasary, Peter Frankl, Boris Berman, Sequeira Costa, Galina Eguiazarova, Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro e Niklas Siveløv. Joana mantém ainda atividade frequente como professora, no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, e pianista correpetidora.