SAMIFATI, um duo proveniente de Nantes, França, desafia as convenções musicais ao fundir o violino com a eletrónica, explorando a interseção entre a música tradicional e uma abordagem moderna e inovadora. Este projeto é ainda enriquecido por uma apresentação visual imaginativa e cativante.
Viajantes incansáveis, SAMIFATI encontraram-se com os músicos gnawa Maâlem Amine Bessi, Hamouda Benzaid e Ahmed Labnoua, criando juntos o Transe Gnawa Express. Este projeto – cuja designação remete para uma das obras fundamentais dos mestres da eletrónica, Kraftwerk – resulta numa combinação electrizante entre a música gnawa de Marrocos e o futurismo eletrónico de SAMIFATI, oferecendo uma das apresentações de palco mais intensas e estimulantes da atualidade.
“Destinations”, o álbum de estreia de SAMIFATI lançado em 2021, é uma verdadeira ode à viagem musical e visual. Após cinco anos de digressões e encontros criativos pelo mundo, a dupla regressou com uma coleção de imagens, sons e vinis, que são ao mesmo tempo memórias sensoriais e inspirações para novas criações. Este álbum leva-nos numa jornada através do Egipto, Indonésia, Coreia do Sul, Paquistão, Marrocos, Tailândia, Burkina Faso e Benim.
Ricas em encontros e descobertas, estas experiências transformaram profundamente Axel e Sami, inspirando-os a criar essa obra inaugural da sua discografia. O álbum combina gravações de campo, instrumentos tradicionais e canções em línguas locais com imagens de ruas, paisagens e cenas do quotidiano, tal como num diário de viagem. Este trabalho não só marca a trajetória artística do grupo, como nos ajuda a entender como agora decidiram mergulhar nos sons e na cultura gnawa.