Pertence a Cristina Branco uma das mais fascinantes vozes portuguesas. Ela que partiu do fado e que sempre procurou novos contextos para a sua voz, novos poemas e novas músicas para a sua arte, em 2007 surpreendeu quando prestou sentida vénia a José Afonso com o álbum “Abril”. Em 2024, esse olhar para um momento especial do seu passado, faz total sentido, já que se assinala o primeiro meio século volvido sobre a revolução que nos trouxe a Liberdade.
Neste espectáculo, revisita-se o alinhamento original de 16 temas de “Abril”, com Cristina a entregar-se a tão justamente celebradas canções como “Menino d’Oiro”, “Venham Mais Cinco”, “Redondo Vocábulo”, “A Morte Saiu à Rua” ou “Índios da Meia Praia”, cada uma delas autêntica pérola no cancioneiro de Zeca Afonso.
Ao seu lado neste espectáculo especial, Cristina terá músicos de enorme classe, gente que vem sobretudo do jazz, mas que sempre se acercou de outras linguagens, tamanha a liberdade de que também vivem artisticamente: ao piano estará Ricardo Dias, na guitarra eléctrica Mário Delgado, no contrabaixo Bernardo Moreira e, finalmente, na bateria André Sousa Machado. E dessa combinação preciosa de voz de excepção, músicos de elevada capacidade técnica e reportório de excelência nasce um espectáculo que celebra a grande conquista que nos trouxe até aqui, a 2024.
A autora de “Mãe”, trabalho lançado em 2023, tem uma carreira prolífica, com uma já bastante extensa discografia que se alonga por 18 títulos, mas “Abril” permanece como um dos seus mais brilhantes registos.