Photo © Cátia Barbosa
Nascidos em 2004 nas ruas de Sintra, os Kumpania Algazarra celebram em 2024 vinte anos de uma carreira vibrante e multifacetada. Estes saltimbancos modernos rapidamente se afirmaram como uma das brass bands mais dinâmicas de Portugal, criando um som inconfundível que mistura ska, folk, reggae, sons balcânicos, ritmos latinos e funk.
Ao longo dessas duas décadas, a banda lançou um EP e nove álbuns, e percorreu o mundo com centenas de concertos, sempre com a mesma energia contagiante. Em 2024, marcaram o cinquentenário da Revolução de 1974 e homenagearam Zeca Afonso com o single “O que faz Falta”, reinterpretando o clássico com a sua assinatura única.
Um pouco antes, em Outubro de 2023, editaram “Histórias e Raízes”, trabalho enriquecido com colaborações de JP Simões, Jacqueline Carvalho, Marcelo Almeida, Synik, entre outros – uma revisitação da música tradicional portuguesa com o sempre particular travo da Kumpania Algazarra.
Com a multiculturalidade no seu âmago refletida nas suas influências variadas e manifestada nas suas intensas apresentações ao vivo, esta Kumpania já agitou ruas e palcos em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Itália, Eslovénia, Sérvia e Alemanha. Destaque para a vitória no concurso “Mercè a Banda” em 2008, nas Festas de La Mercè, em Barcelona, e a participação nos Encontros Culturais de Língua Portuguesa no Rio de Janeiro em 2010.
No panorama nacional, a banda tem sido presença constante nos grandes festivais. E em cada espetáculo os Kumpania Algazarra criam uma celebração vibrante, onde a interação com o público transforma cada performance numa experiência única.