Rem Urasin

Rem Urasin

REM URASIN (RU/PT)

Home REM URASIN Rem Urasin

Palco Med Classic

28 JUN

19h45

REM URASIN

(RU/PT)

Rem Urasin é um dos mais brilhantes pianistas russos da sua geração, premiado em diversos concursos internacionais, entre eles: o Concurso Internacional Chopin em Varsóvia (1995), o Monte Carlo Piano Masters (Grand Prix, 2001) e o Concurso Internacional de Piano em Sydney ( 2004).
Ele está ativamente envolvido em recitais e atividades performativas, dando regularmente concertos e masterclasses em muitas vilas e cidades de todo o mundo. Ele tocou com a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Sinfónica de Tchaikovsky, a Orquestra Sinfónica Estatal da Rússia, a Orquestra Filarmónica de Moscovo, a Orquestra Filarmónica de Varsóvia, a Orquestra Sinfónica Filarmónica Polaca do Báltico, a Orquestra Sinfónica de Sydney, a Orquestra Sinfónica de Tóquio, as Orquestras de Câmara de Viena e Cracóvia e muitos outros projetos. Colaborou com músicos como Mikhail Pletnev, Maxim Vengerov, Kazimierz Kord, Veronika Dudarova, Mischa Maisky, Julian Rachlin, Antoni Wit, entre outros.
As gravações do músico lançadas na Rússia, Japão, Grã-Bretanha, Holanda e Austrália foram muito aclamadas pela imprensa e receberam prémios. Em setembro de 2007, o CD conjunto do violoncelista Boris Andrianov e Rem Urasin,com obras de Rachmaninoff e Shostakovich, foi selecionado pela revista britânica Gramophone como o melhor disco de câmara do mês. Em 2015, o músico lançou um CD duplo com a coleção completa das mazurcas de F. Chopin pela editora Brilliant Classic, que obteve mais de 3 milhões de visualizações no canal de YouTube Brilliant Classic.
Em 2006, o pianista recebeu o título honorário de Artista Nacional da República de Tatarstan.
O invariavelmente elevado interesse do público pelos projetos do compositor confirma que Rem Urasin é um pianista romântico nato, com um excelente sentido de estilo, respeito pela tradição e uma grande cultura musical. Não é por acaso que os críticos polacos o chamam de “parecido com Chopin”, enquanto os seus admiradores o chamam de “embaixador de Chopin”.
Ele é o diretor artístico do Festival Anual de Música e Artes da Fundação Sviatoslav Richter em Tarusa e da Escola de Verão Internacional de Arte da Fundação Sviatoslav Richter, realizada anualmente como parte do festival.
Desde de 2022 vive em Portugal.